A sensação de ouvir a voz da mãe do outro lado da linha se assemelha a sensação causada por um abraço, é o que indica uma pesquisa realizada Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Os estudos foram feitos com 60 meninas, de 7 a 12 anos, que foram submetidas a situações de estresse seguidas de monitoramento.
Sensação de acolhimento
Movidos pela tese de que a voz da mãe é tão reconfortante quanto um abraço, os pesquisadores perceberam que, quando a criança ouve a voz da mãe, seus ouvidos enviam estímulos ao cérebro parecidos aos que enviariam se estivessem abraçadas as suas mães. Daí a sensação de acolhimento mesmo à distância.
O estudo
Após submeter as meninas, inesperadamente, a testes de aritmética em público, os pesquisadores dividiram elas em três grupos. O primeiro recebeu uma ligação telefônica da mãe; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu a um filme considerado emocionalmente neutro.
Voz que abraça
Segundo o monitoramento dos especialistas, os dois primeiros grupos revelaram um aumento idêntico no nível de ocitocina, uma espécie de "sedativo natural" associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol - hormônio do estresse. Já no terceiro grupo, não houve aumento no nível desse hormônio.
Comments