top of page

Frente fria pode provocar neve em RS, SC, PR e sul de SP nesta semana


Uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada nos estados da região Sul e no sul de São Paulo ao longo desta semana, alertaram os institutos de meteorologia MetSul e Climatempo. A massa de ar polar vinda da Argentina deve chegar ao país e provocar uma queda brusca na temperatura a partir de quarta-feira (19). O frio deverá permanecer até o sábado (22).


De acordo com a MetSul, a frente fria tem "potencial de ser um evento histórico de frio e neve". Isso porque o fenômeno "será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto". A massa de ar polar também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, segundo o instituto. "Uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso vai fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que, na análise da MetSul, traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país", informou o instituto.


A MetSul afirmou que as projeções de neve são diferentes e variam bastante a cada simulação feita. Algumas delas apontam para a ocorrência do fenômeno apenas em regiões onde já ocorre tradicionalmente, como os Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Planalto Sul Catarinense. No entanto, há simulações que indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno há décadas. "Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Paraná e no sul do estado de São Paulo", disse o instituto.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page