top of page

Em tempos de pandemia, qual a frequência pra lavar a roupa de cama?

Realizar uma boa limpeza de lençóis, edredons e travesseiros beneficiam a sua saúde, além de deixar o ambiente mais agradável

Em tempos de pandemia e extrema preocupação com a higiene do corpo e do lar, um item que não pode passar batido são os edredons e cobertores. Eles podem parecer limpinhos, mas estão cobertos de suor, saliva e pele morta. Sem mencionar os ácaros que se alimentam dessa pele morta e podem causar crises de rinite. Por isso, muitas pessoas estão se perguntando: como lavar a roupa de cama corretamente? Será que estou deixando alguma coisa passar?

Se você se inclui nesse grupo, essas dicas de lavagem dos edredons podem ser úteis no seu dia a dia.


Com que frequência lavar a roupa de cama?

Mantenha uma escala de lavagem dos lençóis e edredons e siga à risca para prevenir que eles acumulem sujeira, ácaros ou resíduos do corpo, que podem trazer sérios problemas para a saúde. Só para exemplificar, a escala abaixo é uma versão simples de seguir em sua casa e que você até colar na geladeira para não esquecer.


Escala básica de lavagem de lençóis


  • Uma vez por semana: é o ideal. Mas caso uma pessoa infectada por alguma doença, como o coronavírus, tenha tido contato com os lençóis, o ideal é aumentar a frequência para a cada dois dias.

  • Uma vez a cada duas semanas: razoável. Porém preste atenção caso sinta desconfortos ou cheiros ruins.

  • Acima de duas semanas: intervalos de lavagens acima de duas semanas definitivamente não são aconselháveis. A partir de um mês, uma grande quantidade de ácaros, bactérias e sujeira já se acumularam nos lençóis.


Como lavar a roupa de cama da forma correta?


Como lavar lençóis e fronhas?

Em geral, você pode lavar na máquina com qualquer sabão, líquido ou em pó. Se o sabão for de boa qualidade, água quente não é essencial. Uma vez que a água quente pode aumentar consideravelmente o consumo de energia da lavadora, é aconselhável utilizar esse recurso com cautela.


Como lavar travesseiros e edredons?

Em primeiro lugar, confira as instruções na etiqueta. Geralmente, é possível lavar na máquina com água fria e, se for o caso, secar em temperatura média. Já os edredons com acolchoamento extra devem ser lavados a seco.

Estima-se que existam pelo menos 1,5 milhão de ácaros vivendo na sua cama neste momento. As criaturas vivem na poeira e são responsáveis por causar a alergia de muita gente. Tosses, espirros e coceira na garganta são alguns dos sintomas que podem ser despertados nesse processo. 


Como lavar cobertores e mantas?

Lave algumas vezes por ano conforme as instruções da etiqueta. No entanto, se você ficar doente e tiver febre e utilizar os cobertores para se esquentar, lembre-se de lavar tudo assim que melhorar.


Na Washetc seus travesseiros, edredons, cobertores são lavados e higienizados, ficando livre de ácaros, vírus e bactérias. Clique aqui e veja a unidade Washtec mais próxima de você;



394 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page