top of page

Como recuperar a cor de roupa desbotada?

Atualizado: 17 de jun. de 2020

Tingir as roupas é uma ótima forma de economizar dinheiro e renovar o guarda-roupa.


É muito comum quando a parede de nossa casa já está meio suja ou enjoamos de sua cor, pintarmos para que fique nova e diferente. Mas você já se perguntou por qual razão não fazemos o mesmo com as nossas roupas? Nós já estamos tão acostumados a comprar roupas que nem paramos para pensar que podemos reciclá-las e assim economizar.


O tingimento de roupas pode ser uma boa forma de poupar dinheiro e evitar que você tenha que se desfazer daquelas roupas desbotadas ou com manchas. Dessa forma, você cria uma peça totalmente nova, renova seu guarda-roupa e economiza dinheiro. No entanto, é muito comum existirem dúvidas de como tingir roupa, até mesmo porque existem várias técnicas.


Antes de começar a tingir a roupa é importante tomar alguns cuidados. Primeiro avalie se o tipo de tecido da roupa irá absorver bem a tinta; algumas fibras absorvem melhor a tinta, tais como: tecidos de algodão e de fibras 100% naturais e tecidos mistos.


Tecidos

Podem-se tingir jeans, sarja, veludo, moleton, plush, cotton, crochê, toalhas e redes com no mínimo 60% de algodão em sua composição. Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.


Peças

As mais variadas peças de vestuário e decoração podem ser tingidas, desde as mais básicas vestimentas até tapetes, colchas, cortinas, redes de descanso, toalhas e roupões. Peças de crochê, sejam de uso pessoal ou para decoração, ficam lindas com tingimento.


Encolhimento

Em geral, as peças de algodão, entre elas os jeans, não encolhem, porém um “ajustamento” pode ocorrer em casos isolados, e normalmente elas voltam ao tamanho original depois de vestidas. Esse risco é maior em peças com fios de trama mais aberta e solta ou que tenham poliéster em sua composição.


A linha tinge?

Quando um tingimento é realizado, ele é feito de maneira uniforme em toda peça. Dessa maneira, a tendência é que a linha também seja tingida, certo? Errado. O tingimento da linha vai variar de acordo com o material que a linha é produzida.  Por exemplo, se ela for feita de algodão, receberá a mesma cor que o tingimento escolhido por você. Porém existem alguns tipos de materiais que não conseguem absorver a cor do tingimento durante o processo. Nesses casos, a linha permanecerá na sua cor original.


A Washtec transforma sua roupa usada numa peça única e exclusiva! O processo de tingimento é totalmente industrial e aplicado a qualquer tipo de peça.


​São mais de 30 cores de tingimento, em 3 opções diferentes de serviços.

4.965 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page