top of page

A importância de manter os bichinhos de pelúcia sempre limpos


Se você tem filhos em casa, é bem provável que sempre haja vários bichinhos de pelúcia espalhados pelos cômodos, afinal, eles estão entre os brinquedos preferidos pelos pequenos! No entanto, nem todos os pais conhecem afundo a importância de manter a higienização desses objetos em dia, portanto, é isso que vamos explicar hoje. Acompanhe!


Material

Uma das razões que torna a limpeza dos bichos de pelúcia tão importante é o próprio material do qual a maior parte deles são fabricados: a fibra. Naturalmente, ela tende a acumular bastante pó. Por isso, se não houver um lavagem relativamente constante, o brinquedo vai ficar bem empoeirado, talvez, sem que você sequer perceba.


Ácaros

As famosas fibras que compõem os bichinhos de pelúcia também são os alvos perfeitos dos ácaros. Esse pequeno aracnídeo é um dos maiores vilões das famosas alergias, portanto, se não forem removidos dos brinquedos, a criança está mais propensa a sofrer com crises alérgicas constantemente.


Contaminação

Se na sua casa os bichinhos de pelúcia não são meros artigos decorativos e o seu filho brinca efetivamente com eles, é comum que eles caiam no chão, certo? Isso torna a higienização ainda mais importante, já que eles acabam sendo contaminados por bactérias e outros micro-organismos presentes no ambiente e que também podem provocar doenças na criança. O próprio fato do bichinho ficar encardido já é motivo para a sua lavagem.


É possível lavar em casa?

Essa é uma dúvida bem comum às mães de crianças pequenas: afinal, já que essa higienização é tão importante, eu posso fazê-la em casa? Na verdade, essa prática não é a mais recomendada e vamos explicar os motivos.

Para lavar o bichinho de pelúcia em casa, você provavelmente tem duas opções: ou a máquina de lavar ou o tanque, lavando à mão. O problema da máquina de lavar é que ela pode acabar deformando os brinquedos, especialmente aqueles que têm uma estrutura mais delicada. Além disso, durante a lavagem na máquina, as costuras podem ser desfeitas ou outros acabamentos danificados. As chances de que o objeto seja perdido são grandes. E indo muito além dos custos, às vezes, o bichinho realmente é de estimação para a criança, então certamente você não quer estragá-lo.

A lavagem a mão permite um trabalho mais cuidadoso, mas, por outro lado, você não vai conseguir remover todos os ácaros, bactérias e micro-organismos que estejam impregnados nas fibras do bichinho de pelúcia. Ou seja: a lavagem não será tão eficiente como deveria.

Por isso, a melhor alternativa é deixar essa tarefa com empresas especializadas, que vão higienizar profundamente o bichinho de pelúcia sem causar qualquer dano a ele.


Com que frequência?

Isso depende muito de cada caso. Se o seu filho brinca bastante com o bichinho e/ou já tem algum problema alérgico ou respiratório, recomendamos que ele seja mandado para higienização uma vez por mês. Se ele for uma peça mais decorativa, uma lavagem profissional a cada três meses já é suficiente.


Nós podemos ajudar a manter a saúde do seu filho, acesso o nosso site e conheça nossos serviços!

381 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page