Organizar guarda roupa é um dilema nas nossas vidas, não é? Sempre acaba virando uma bagunça! Mas com algumas horinhas e atitudes simples você resolve o seu problema, deixando a decoração do seu quarto e sua vida muito mais práticas.
1. Organize primeiro antes de se livrar das roupas, mesmo
Sempre dizem para começar a organização do guarda roupa se livrando do que não usa, certo?… Errado! Você só vai perceber quais peças realmente não usa mais ou que não combinam com você, que estão velhas, ou que não fazem sentido estarem ali quando estiver de fato organizando tudo.
Então esvazie o guarda roupa e conforme for arrumando separe as peças que você está na dúvida se devem continuar ou não. Terá peças que você nem vai lembrar que existia e outras que vai pensar porque raios não a usa mais… O melhor é organizar tudo primeiro, assim você terá uma visão completa do que realmente tem guardado e assim você perceberá de quais peças deve se livrar, é um processo natural.
2. Organizar guarda roupa começa sempre pelos cabides
Organizar guarda roupa começa sempre pelos cabides! Separe os tipos de cabides diferentes: os de plástico dos de madeira, os pretos ou transparentes dos coloridos , estes você organiza por cor, coloque também todos os ganchos virados para dentro. Além de visualmente mais agradável você enxergará com mais facilidade quando olhar para seu guarda roupa. Se puder, obter por ter cabides iguais, mesma cor e material – mas se não, basta organizá-los.
3. Organizar guarda roupa por tipos e modelos de roupa
Agrupe os tipos de roupa e coloque numa ordem que faça sentido para você. Por exemplo, você pode colocar as “roupas de frio” separadas das “roupas de calor”, as curtas das longas, “roupas de cima” e “roupas de baixo” separadas, separar tecidos leves de outros mais pesados, agrupar blusas e calças, blusas sem e com manga, etc.
4. Organizar guarda roupa por cores
Outra opção é organizar por cores, do tom mais claro para o mais escuro. Se está com pouco espaço, você pode colocar mais de uma peça da mesma cor no mesmo cabide, assim você lembrará mais fácil onde guardou a peça.
5. Dobre as mangas de camisas e blusas
Na hora de pendurar camisas e camisetas de manga longa ou casacos e jaquetas, dobre as mangas para a frente da roupa. A manga que ficará no fundo do armário deve ficar por cima da outra. Essa atitude simples faz com que você não enrosque os casacos e blusas na hora de tirar do guarda roupa e ainda economiza espaço, compactando a peça.
6. Organizar guarda roupa pelas estações
Tudo bem que o clima no Brasil é bem imprevisível (principalmente no sudeste!) mas se começou o verão, você não vai usar aquele casaco super pesado, não é verdade? Guarde as roupas que não está utilizando, você pode usar sacos a vácuo próprios para roupas ou sacos de TNT que, além de baratos são super fáceis de se fazer e também permitem à peça “respirar”.
7. Guarde o que você usa ocasionalmente
Você usa aquele vestido de festa 2 ou 3 vezes ao ano mas não pode se desfazer dele, certo? Pois então tire-o de vista e guarde com muito carinho. Você também pode utilizar um saco a vácuo ou sacos de TNT nesse caso ou cestos e caixas organizadoras. Tirar as roupas ocasionais vai liberar espaço e ajudar você a ter foco na hora de se vestir.
8. Organizar guarda roupa: Do seu jeito!
Como é a sua lógica na hora de procurar uma roupa? Adeque sua organização a seu modo de pensar. Por exemplo, eu prefiro cabides e prateleiras a gavetas, então, coloco as roupas que uso menos guardadas em gavetas e as que utilizo mais em cabides. Você pode preferir as gavetas aos cabides, ou prateleiras… Enfim, pare e veja qual o melhor jeito para você.
Commentaires