top of page

Higienização de capacetes também previne doenças

Apesar de ser simples e fundamental, a limpeza do capacete às vezes é esquecida por grande parte dos motociclistas

Mesmo sendo uma peça fundamental para a segurança do condutor, muitas vezes o item é esquecido, porém, não apenas no sentido do motociclista não usá-lo, mas também, de não ter os cuidados devidos com o equipamento.

Tanto externamente, quanto internamente, o capacete sofre desgastes que podem fazer com que ele cause até mesmo prejuízo à saúde de quem o usa.

Dessa forma, a higienização é um dos principais cuidados a serem tomados pelos motociclistas em relação aos seus capacetes. Para os que exercem atividade remunerada conduzindo motos, o processo de limpeza deve ser ainda mais frequente, já que passam boa parte do dia com o equipamento.

De acordo com especialistas na área de infectologia, a falta de limpeza do capacete pode causar sérios problemas de saúde, como dores de ouvido, irritação nos olhos, problemas respiratórios e até mesmo calvície precoce. Quando a peça é compartilhada, o risco de contágio de outras doenças também torna-se alto.

Diante dessa situação, cuidar do capacete também é uma forma de cuidar da própria saúde.


Prevenção

Compartilhar o capacete não é uma boa ideia para os que querem mantê-lo limpinho. Os cuidados com a higiene pessoal são fundamentais para evitar a proliferação de doenças por meio do equipamento Lavar o cabelo com shampoo e condicionador adequados, por exemplo, já ajuda.

É interessante que, durante a semana, o motociclista sempre deixe o capacete em locais arejados, principalmente se o equipamento não tiver o forro removível.

Possuir dois capacetes para revezar o uso também contribui. Já os que possuem o hábito de utilizar os serviços de mototaxistas também devem tomar cuidados, pois dificilmente irão saber quem utilizou antes. Segundo especialistas, para esse público, o ideal é que tenham o seu próprio capacete.

135 visualizações0 comentário
bottom of page