Em tempos de pandemia do coronavírus, tapete pode ser criadouro do microrganismo

item é sinônimo de conforto, mas é fonte de proliferação do vírus e, por isso, precisa ser muito bem higienizado. Saiba como

A importância de manter o tapete limpo encontra motivos em diferentes situações da rotina. Em casa onde vivem crianças ou animais de estimação, por exemplo, com o costume dos pequenos em rolar nos tapetes, se houver alguma carga de contaminação nessa superfície, é um ponto a se observar. É o que explica o virologista vinculado ao departamento de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao CTVacinas/UFMF, Flávio da Fonseca.


Flávio explica que, propriamente quanto aos tapetes, não conhece estudos que falem sobre operíodo de sobrevivência do coronavírus. Entretanto, em analogia com trabalhos sobre tecidos, já foi constatado um tempo de sobrevida para o microrganismo entre 48 horas até seis dias, intervalo em que pode permanecer infeccioso.


A infectologista da Cia. da Consulta Susanne Edinger lembra quetapetes não são higiênicos. São fontes deproliferação de ácaros e outros resíduos. "Com os sapatos, também carregamos uma série de impurezas da rua para dentro de casa. A combinação entre tapetes e sapatos é nociva, o que já de longa data é sabido. Em tempos depandemia, acabamos por nos dar conta de detalhes que até então pareciam invisíveis", diz.


Ela ressalta que a limpeza dos tapetes deve ser regular, da mesma forma como é feito com artigos de banho. "A recomendação não é extingui-los, mas higienizá-los."


Gerente da Washtec, empresa especializada em limpeza de tapetes em todo o Brasil, diz que o ideal é que a limpeza seja realizada por profissionais para garantir a eficácia, mesmo porque nesses processos são usados produtos específicos, como os com base de peróxido de hidrogênio, o mesmo agente aplicado em limpeza hospitalar. "Este produto garante a eliminação de fungos, ácaros, bactérias e vírus, incluindo o coronavírus", reforça.

50 visualizações

©  2019 Washtec Lavanderia e Tingimento

Rua Guerino Zaparolli, 100 - Distrito Industrial
Passos, MG

Tel: (35) 3021-8303

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram