Coronavírus: cuidados com higiene por causa da pandemia podem evitar 'temporada das viroses'

Segundo especialistas, diminuição de aglomerações também contribui para redução dos casos de doenças respiratórias, mas alerta para necessidade de vacinação contra gripe



A chegada do outono abre a chamada"temporada das viroses", quando o clima frio e seco cria o cenário ideal para a proliferação de infecções e alergias respiratórias. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, pode acabar diminuindo o número de casos de outras doenças que normalmente acontecem nesse período do ano. O motivo é a atenção redobrada com a higiene, uma das medidas para evitar a propagação do vírus.


Para a médica Tânia Vergara, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a redução de casos de doenças infecciosas geralmente acontece quando há um estímulo nas precauções de higiene, e que até infecções hospitalares podem ser mais raras devido à  precaução das pessoas.



— Quando há um cuidado maior com a higiene das mãos, você reduz muito essa cadeia de transmissão de microorganismos. Com isso, diminui a incidência de infecções que podem ser transmitidas dessa forma, inclusive as hospitalares. Na epidemia de SARS, aconteceu isso, e na H1N1 (em 2009), também. É algo, digamos, positivo em meio à pandemia — acredita.


A infectologista ainda explica que nesse período do ano, que compreende ainda o inverno, fatores como a poluição atmosférica somada à baixa umidade do ar também dificultam o dia a dia de quem tem alergias respiratórias. As reações alérgicas acabam diminuindo as defesas do organismo, abrindo caminho para infecções respiratórias como a causada pelo rinovírus, ou o resfriado e a gripe.


Fonte: O Globo

44 visualizações

©  2019 Washtec Lavanderia e Tingimento

Rua Guerino Zaparolli, 100 - Distrito Industrial
Passos, MG

Tel: (35) 3021-8303

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram