O mau cheiro nos calçados pode ser uma desagradável consequência da prática de exercícios ou se uso continuo. Mas não é preciso entrar em pânico. Há como limpar o tênis e evitar este problema. Ele geralmente é resultado da ação de fungos e bactérias que se alimentam do suor e das células de pele morta. E este tipo de micro-organismo se desenvolve mais facilmente em locais quentes, úmidos e escuros. Daí a importância de higienizá-los com frequência para evitar este problema.
Dica 1
O ideal é limpar os calçados diariamente, mas se isso não for possível, tente fazê-lo ao menos uma vez por semana
Dica 2
Retire a palmilha para limpá-la separadamente e passe um pano úmido com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre de vinho branco na parte interna do calçado.
Dica 3
Depois de limpar o tênis, deixe-o aberto, e com a palmilha do lado de fora, em local fresco e arejado para secar. Permitir que o calçado tome um ar antes de guardá-lo, aliás, é uma recomendação que pode ser seguida todos os dias.
Dica 4
Se o tênis estiver muito sujo, não utilize água sanitária ou sabões alcalinos. O ideal é usar uma solução de detergente neutro, como o de cozinha, e água fria.
Dica 5
Para limpar o tênis, esfregue-o com uma escova macia, molhada nessa solução. Para enxaguar, utilize água corrente. Seque o excesso de água com uma toalha e deixe-o para secar com a boca para baixo em uma grelha. Assim acaba o risco de haver excesso de água ou umidade no fundo do tênis, o que pode deixar uma marca escura.
Há outros cuidados importantes depois de limpar o tênis. Não pendure no varal pela língua ou pelo calcanhar. Nem deixe no sol. Utilizando prendedores específicos, é possível deixá-lo no varal, preso pelo solado e virado para baixo.
Caso você não tenha tempo ou já esteja trabalhando, procure a Washtec Lavanderia mais próxima e conte com a nossa ajuda para deixar seus tênis limpos e sem mau cheiro.
Comments