No verão, é chegada a hora de aproveitar os dias mais quentes para lavar edredons e cobertores, guardados para o outono e o inverno. A manutenção destas roupas de cama, mais pesadas e difíceis de cuidar, deve ser constante, para evitar riscos à saúde, como alergias.
Embora não pareçam sujas, depois de usadas, as peças acumulam uma grande quantidade de suor, poeira e pequenos fragmentos de pele humana, alimentos preferidos dos ácaros.
Pesquisas indicam que cerca de 20% do peso de um edredom ou travesseiro com certo tempo de uso pode ser de excremento de ácaro.
De quanto em quanto tempo recomenda-se lavar os edredons e os cobertores?
Considerando um uso normal das peças, aconselha-se lavá-las, em média, de três em três meses, numa lavanderia de confiança. Atualmente, os preços de limpeza profissional são muito acessíveis. Em caso de acidentes com líquidos, por exemplo, a lavagem deve ser feita assim que necessário. Vale lembrar que, dependendo da qualidade da manta interna de um edredom ou cobertor, a peça pode perder até 50% de seu volume numa única limpeza.
Qual é a melhor forma de guardar os edredons?
Edredons e cobertores precisam ser guardados sempre dobrados e em capas de TNT. Nunca em sacos plásticos. As capas permitem que as peças respirem e as protegem da poeira. Deve-se optar por um local seco e ventilado.
Comments